terça-feira, 3 de novembro de 2015

Como usar o marketing para aumentar as vendas da empresa

Com conteúdo para informar os clientes, negócios expandem suas bases de consumidores potenciais

Certo dia, Ricardo, um mecânico mineiro, adicionou todos os seus contatos em um grupo no WhatsApp. O que poderia ser uma forma chata de propaganda se tornou um plantão de dúvidas de mecânica para seus clientes. Ricardo, da oficina Ricar, agora distribui conteúdo sobre a hora certa de trocar o óleo do motor ou fazer apagar uma luz insistente no painel. “O Ricardo não sabe, mas ele é um caso de inbound marketing”, diz Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content, que deu o exemplo da Ricar durante sua palestra no RD Summit, evento de marketing digital e vendas realizado em Florianópolis até esta sexta-feira (30/10).
Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia para atrair clientes usando conteúdo por meio de blogs, e-books, podcasts, vídeos, newsletters e outras formas de distribuição de informações que ajudam a tirar dúvidas, resolver curiosidades, formar conceitos etc.

Para baixar os conteúdos, os visitantes preenchem um breve cadastro, com seus e-mails e mais alguns dados – que formam as oportunidades de negócios, popularmente conhecidas como leads. Em seguida, esses leads passam por uma curadoria das empresas e são qualificados para se tornar contatos com maior potencial de conversão em vendas para o time comercial. Pessoas já interessadas no assunto têm mais chance adquirir o produto ou serviço vendido pelo negócio.

Milhares de empresas brasileiras já adotam o inbound marketing como parte de sua estratégia digital. “Antes havia uma crença de que o marketing funcionava, mas não era possível medir o retorno sobre o investimento. Hoje é possível saber exatamente quantas vendas tiveram origem no marketing”, afirma Peçanha.

Essa modalidade de marketing, que vem ganhando cada vez mais adeptos, tem outras vantagens, como tornar a empresa uma referência em uma área, mensurar os resultados da área de marketing de forma mais objetiva e reforçar a marca do negócio. “Mas observamos que nem todos os clientes conseguiam ter sucesso usando nosso serviço”, diz Eric Santos, CEO e cofundador da Resultados Digitais.

A RD Station, plataforma desenvolvida pela empresa, otimiza o uso do marketing de conteúdo, facilitando sua distribuição e controle. “Passamos a estudar internamente por que algumas empresas têm sucesso e outras não. É preciso traçar uma estratégia de longo prazo”, afirma Santos.

Crescimento acelerado

Quando a estratégia de inbound marketing funciona bem, o aumento na conversão em vendas é uma consequência direta. Na Teclan, empresa catarinense de sistemas para contact centers (telemarketing) há 24 anos no mercado, o investimento em marketing teve foco no modelo tradicional – conhecido como outbound marketing – até 2012 e incluía anúncios em revistas especializadas, compra de banners simples e presença em feiras do setor.

“A partir de 2012, começamos a perceber que era preciso mudar”, diz Fernanda Daura, gerente de marketing, que está na empresa há 15 anos. Como não havia um portal de conteúdo nesse segmento, a Teclan apostou em criar conteúdo em um blog temático, produzindo posts sobre como reduzir a rotatividade dos funcionários e administrar pessoas, temas cruciais para quem trabalha com telemarketing. “Ganhamos muita projeção de marca e nos tornamos uma referência no assunto”, afirma. O resultado direto veio nas vendas: para cada R$ 1 investido em marketing digital, a Teclan obtém um retorno de R$ 69. Hoje, 93% dos leads chegam por marketing digital.

A também catarinense Cianet, especializada em soluções para provedores de internet e TV fechada, decidiu começar a investir em marketing digital no ano passado. Para isso, também usa a estratégia de ter um blog e gera conteúdo em vídeos e e-books. De lá para cá, 26% dos leads gerados em ações de marketing digital foram convertidos em clientes.

“Só no primeiro semestre deste ano, conseguimos 109 novos clientes assim. Cada um tem um tíquete médio de R$ 10 mil”, afirma Viviane Goulart, gerente de marketing da Cianet. “Ficamos surpresos com os resultados.” Agora a empresa aposta em um mix de marketing digital com presença em feiras de negócios como estratégia de marketing. O próximo passo será segmentar os leads para direcionar melhor o conteúdo produzido, apostando também em seminários online (webinars) para atrair potenciais clientes.

*Renata Leal viajou para o RD Summit a convite da Resultados Digitais.

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Oleh

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